EVENTOS DO OCILA

      PROJETO PREVINA-SE
O estudo da biologia na perspectiva do amor e respeito pela vida.


 Profª Kátia Fernandes


Tendo em vista a desinformação sobre o tema “Sexualidade, DSTs e Prevenção”, como também a dificuldade em abordá-lo em sala de aula, percebemos a relevância de construirmos um projeto, que além de informar o jovem, proporcionando-lhe o conhecimento básico sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), no que se refere à agente causador, transmissão, manifestações clínicas, tratamento e prevenção, visa contribuir para a promoção da saúde e qualidade de vida, como também transformá-lo em agente multiplicador desse conhecimento, possibilitando que seu aprendizado seja compartilhado junto com sua comunidade.
Esse projeto é realizado no 4º bimestre, com os alunos do 3º ano, cuja culminância do mesmo acontece no evento “PREVINA-SE” na Semana Mundial de Combate a AIDS.  Os alunos de Biologia terão como trabalho final a elaboração e apresentação de uma palestra para toda a comunidade escolar.
O projeto propõe a interdisciplinaridade, permitindo que os alunos possam ter vários olhares sobre a mesma problemática através de outras disciplinas, não ficando apenas no campo do conhecimento científico.
Nossa proposta é que o Projeto Previna-se, venha fazer parte do calendário escolar de nossa escola, permitindo que o tema seja sempre revisto, refletido e debatido.  
O primeiro “PEVINA-SE - 2007” foi realizado no dia 19 de novembro de 2007, na Escola Estadual Profª Maria Ocila Bezerril, no município de Pedro Velho/RN (turno noturno, 4º horário). Com os alunos do 3º ano A, B e C.

Disciplina:
 Biologia - Profª. Kátia Fernandes

Metodologia:
O desenvolvimento metodológico pressupõe uma metodologia ativa, com método pedagógico aberto, democrático e dialógico.

Tema: DST/AIDS e PREVENÇÃO

Objetivo geral:
Informar os alunos sobre as DST e as formas de prevenção e tratamento.

Objetivos específicos:
Estimular os jovens a pensar na questão da sexualidade como uma questão de saúde.

Conteúdo:
Doenças sexualmente transmissíveis: tratamento e prevenção.

Público Alvo:
Alunos do  ensino médio.

Atividade:
Após todo o conteúdo estudado pelos alunos do 3º ano A, B e C, foi elaborada por eles uma palestra que tinha como objetivo principal levar esta informação a toda escola.
Os alunos foram distribuídos em 10 grupos, onde cada um ficou responsável por uma sala de aula. Assim, todos tiveram a oportunidade de mostrarem seus trabalhos aos colegas de outras séries e perceberem não só a importância do apreender, mas a própria capacidade em transmitir este saber.

Avaliação da palestra:
A avaliação não foi individual. Foram avaliados os 10 grupos, e cada grupo obteve uma única nota, de acordo com o desempenho geral, uma vez que o trabalho foi desenvolvido em várias etapas e anteriormente os alunos foram avaliados individualmente.A palestra foi a socialização do projeto.


APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE BIOLOGIA 
NA MOSTRA CULTURAL DE 2007






 PREVINA-SE  2008
PALESTRAS DOS ALUNOS



1º D
1º C
Alunos do 3º C palestrando no 1º D
Alunos do 3ºA - Palestra no 2ºA
Alunos do 3ºC fazem Palestra no 2ºD
Alunos do 3ºB depois da palestra tudo é festa....





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...